Shike é uma obra do escritor Robert Shea composta por dois volumes, “O Tempo dos Dragões” e “O Ultimo Zinja” e tem como pano de fundo o Japão do século XII na transição do governo imperial para o período conhecido como xogunato (ou bakufu em japonês).
Um romance completo, com personagens muito bem desenvolvidos e profundados com todas as contradições de uma pessoa real. Durante as paginas da historia desenvolvemos uma relação de companheirismo com o Zinja Jebu, o carpinteiro Moko, o general Yukio, passamos a entender o anseio de destruição do Tarkhan Arghum Baghadur e principalmente a admirar o sábio Abade Taitaro (meu personagem favorito).
Romance, aventura, intrigas, reviravoltas, ou seja, todos os ingredientes de um bom livro de ficção estão presentes nessa obra.
O Autor:
Robert Shea é americano e nunca fez muito sucesso no Brasil, talvez por isso só seja possível encontrar suas obras em sebos e afins. Sua estreia no mundo literário já fui um sucesso com a “The Illuminatus! Trilogy” (sem versão em português) em parceria com Robert Anton Wilson na década de 70. Mas foi na década de 80 que ele escreveu os dois livros que tanto me fascinam:
O Tempo dos Dragões (1981)
Logo nas primeiras paginas somos apresentados ao personagem principal da obra Jebu, um jovem aluno de um seita secreta chamada de Zinjas em sua cerimonia de iniciação.
Em varias partes dos livros conhecemos pontos da doutrina zinja através dos pensamentos de Jebu ou de citações do Manual Zinja, citações profundas em grande parte aproveitáveis nos tempos modernos.
Agir esta ao alcance de todas as pessoas. Garantir o sucesso de um ato não esta a alcance de ninguém. Logo, se for vitorioso, não fique orgulhoso, se for derrotado não fique arrasado. Um guerreiro que se preocupa com vitorias e derrotas não tem valor.
O Manual Zinja
O primeiro livro narra o começo das aventuras de Jebu que em sua primeira missão conhece o grande amor de sua vida a jovem de família abastada Shima no Taniko.
É também no primeiro volume que sua historia se liga a família samurai Muratomo (A família realmente existiu só que o nome era Minamoto) no período de luta com a família rival Takashi (Taira na vida real) até a sua ida para o exilio na China em companhia do herdeiro do clã derrotado.
O Ultimo Zinja (1981)
Lançado apenas um mês depois do primeiro volume, trás a conclusão da historia do Shike Jebu.
O Ultimo Zinja trata da volta das tropas japonesas Muratomo depois do período de exilio na China e na Mongólia, sob o comando de um agora veterano e poderoso Yukio o exercito desembarca no Japão disposto a trazer a guerra a seus inimigos históricos, os Takashi, dando inicio ao governo Bukufa (ou xogunato).
Temos também os derradeiros esforços de Jebu e Taniko para ficarem juntos apesar de seu amor proibido.
O livro fecha muito bem todas as pontas abertas pelo primeiro volume, com os personagens tendo finais compatíveis com a personalidade que foi construída durante toda a obra.
Uma curiosidade: O personagem Muratomo no Yukio, foi inspirado no general Minamoto no Yoshitsune, e o monge Jebu em Saitō Musashibō Benkei.
______________________________________________________________________________________
Resumindo, eu sou um fã da obra e recomendo para todos que gostam de ficção histórica ou simplesmente de bons livros.
Amigo vc nao faz ideia da alegria que me proporcionou! Li estes 2 volumes quando era criança, no total de quase 2000 páginas! Gostaria de proporcionar esta alegria a minha filha que seguindo meus passos é apaixonada por leitura! Caso saiba onde encontrar estes volumes por favor me indique! 19 99476-7191. Abraços.
ResponderExcluirAmigo vc nao faz ideia da alegria que me proporcionou! Li estes 2 volumes quando era criança, no total de quase 2000 páginas! Gostaria de proporcionar esta alegria a minha filha que seguindo meus passos é apaixonada por leitura! Caso saiba onde encontrar estes volumes por favor me indique! 19 99476-7191. Abraços.
ResponderExcluir