O dia de ontem prometia fortes emoções para a bem vestida torcida rubro negra, CND a rodo surgindo nas mãos dos super executivos da (ex)chapa azul, eleição no Conselho Fiscal do clube onde finalmente nos veríamos livres do infame Cap. Léo e por ultimo, ele, um antigo desejo, e porque não, sonho da nação… Um programa de Sócio Torcedor pra chamar de nosso.
Era pra ser uma criação dos ninjas empresarias, todos sonhavam com um revolução, um programa nunca antes visto na historia do pais. Tudo bem que na sexta, ao vazar uma pagina do programa, ficou todo mundo meio ressabiado com o que parecia ser um programa bem chinfrim, mas o rubro negro é um ser otimista por natureza e estávamos todos com uma puta expectativa.
Quando o programa apareceu, a realidade, aquela bitch, veio dar um tapa na cara de todo mundo e o programa se mostrou a merda que já dava pistas que seria. Ele é dividido em categorias que variam de $40 a $200, sendo que a grande diferença entre um Sócio Torcedor e um Não Sócio Torcedor é um cartão magnético personalizado que pode carregado (e recarregado) com o ingresso para os jogos que o Fla for mandante. Diferença entre o plano de $40 e o de $200? Estou procurando e assim que achar eu conto.
Confesso que fiquei mega frustrado com o programa porque acredito que um bom Sócio Torcedor seria o grito de independência do Flamengo, criando uma receita constante e significativa, mas do jeito que ele está pode até ser que tenha um boom inicial, mas nada tira da cabeça que esses early adpters vão ser em sua maioria, inadimplentes no médio prazo.
Também detestei a maneira pedante e mendicante da apresentação, que os torcedores deveriam ajudar o clube, e que só dava pra fazer isso, e que era obrigação aderir, blá blá blá.
Vamos aos principais destaques e o porque de eles serem destaque do tipo engana trouxa:
Descontos no preço dos ingressos para integrantes do Sócio Torcedor
Pra mim pareceu que esse beneficio foi um remendo colocado de ultima hora, quando viram um principio de critica na sexta feira. Foram lá e colocaram uma linha falando que vai ser concedido desconto no valor do ingresso na medida do possível e isso vai ser estudado jogo a jogo. Mas quando escuta-se logo depois que o objetivo do programa é ajudar o clube é difícil de imaginar que eles vão trocar um receita por outra.
Ainda sobre os descontos, vieram algumas informações desencontradas, mostrando que a hipótese de ter sido uma coisa de ultima hora pra "tapar buraco" é bem plausível.
Segundo informações de quem acompanhava a apresentação ao vivo, BAP falou especificadamente sobre a cumulatividade desse desconto do programa com quaisquer outros descontos e promoções, porém na pagina do Programa está escrito que só é cumulativo com descontos cedidos em Lei, o que por exemplo excluiria a promoção de meia entrada para cartões Itaú. Só os estudantes se beneficiariam da meia entrada.
Falando sobre a cumulatividade | clique para ampliar
Informação do inicio da venda de ingressos
Acho que vender areia para quem está no deserto é menos cara de pau do que vender como beneficio (ao custo de $200) ser informado do inicio da venda de ingressos. O site do OFICIAL do clube, o GloboEsporte.com e o (excelente) blog Fim de Jogo já fazem isso com muita competência e ainda por cima de graça.
Preferência na compra de ingressos
Os associados terão na ordem do valor dos planos, dos mais caros até o plano mais barato, preferência na compra de ingressos.
Parece um bom beneficio, mas eu me peguei pensando, quando foi a ultima vez que o Flamengo lotou um estádio no Rio de Janeiro para que essa "vantagem" faça realmente alguma diferença. Admito que não fui pesquisar mas tenho quase certeza que a pelo menos três anos isso não aconteceu. Acredito que mandando jogos no Engenhão, Macaé e Volta Redonda isso não vai acontecer tão cedo.
Pratica compra pela internet
Aqui temos duas coisas, primeiro mas uma picaretagem de se vender como beneficio algo que já existe para qualquer um que é a compra pela internet para assistir aos jogos e em segundo lugar algo que pode ser sim um beneficio e foi comentado lá em cima, a carteirinha do sócio torcedor será utilizado com ingresso recarregável evitando assim a necessidade de se ir ao guichê depois de comprar o ingresso pela internet o que era de veras idiota.
OBS: Esse beneficio já estava disponível para alguns usuários do banco e do cartão certo com o informa o Twitter do clube abaixo.
Comprar com Visa é muito melhor | clique para ampliar
Chamando o torcedor de idiota
Como tenho certeza que já deixei transparecer mais acima, em diversos momentos a diretoria parece insinuar que o torcedor flamenguista é um idiota que cai em qualquer conto do vigário, vendendo coisas que já existem, de graça e para todo mundo, como beneficio na compra de um suposto plano de sócio torcedor.
O supra sumo da coisa foi quando o grande gênio do marketing, BAP, resolveu nos agraciar dos céus com a sua explicação de porque nem o plano mais caro, de incríveis $200, ofereceria ingressos, nem que fosse para o setor mais barato.
Segundo ele, seria inviável em termos de logística, afinal os estádios não teriam capacidade para 40 milhões de torcedores caso todos os rubro negros se associassem ao programa e quisessem ver um jogo. Eu acho que nunca na minha vida eu vi ou dei uma desculpa tão esfarrapada, nem quando ao ser pego dormindo no trabalho e eu disse que estava meditando pensando nos problemas da empresa.
Só pra ficar na falacia principal do argumento e os 40 milhões de brasileiros fossem associados do plano mais caro pagando ao clube incríveis $200 reais por mês e gerando uma receita de, wait for it, R$ 8 BILHÕES/mês, o clube só precisaria instituir algo que para alguns pode soar revolucionário, mas outras já ate viram essa técnica sendo usada, é chamada de FILA!
A fila tem diversos beneficios, funciona assim: quem chega primeiro, leva até que determinado item ou prazo se acabem.
Eventos de pequena expressão como Copa das Confederações da Fifa e o Rock in Rio já testaram com sucesso essa técnica aqui no brasil, eu inclusive comprei ingresso para os eventos.
Pra evitar por exemplo que torcedores peguem ingressos e não aproveitem, pode se instituir o método de punição pra quem perder o jogo, fica sem o ingresso no próximo que tentar comprar.
Só pra ficar numa ideia rápida, e olha que trabalho com contabilidade e não com marketing, logística ou coisa que o valha.
Uma outra visão sobre o programa
Acho que deu pra perceber que eu fiquei bem puto com o que foi apresentado né? Mas depois, pensando melhor, consegui enxergar alguns motivos para as coisas serem do jeito que foram. Veja bem, ainda acho que eles me chamaram de idiota vendendo gato por lebre, mas acho que consegui entender porque fizeram um Sócio Torcedor tão merda num primeiro momento.
O clube precisa de dinheiro, urgente, e isso é um fato. O brasileiro por sua vez é um conhecido gastador e que gosta de exibir seus gastos para os outros. Somando 1+1 temos uma forma rápida de o clube gerar receitas de curto prazo quase com custo zero, porque como já vimos acima o clube não vai oferecer praticamente NADA que já não ofereça. Até os descontos, o clube já faz descontos para vários jogos normalmente.
E é isso que acho que eles tentaram criar, um programa de doações, que se aproveitaria da rede de descontos criada pela Ambev e que geraria mídia mais positiva do que simplesmente pedir para os torcedores darem dinheiro pro clube.
Além do que, é preciso sempre ter em mente que um sócio torcedor de verdade é um programa complexo, que envolve um série de empresas de apoio na execução, em muitas coisas envolve o orçamento do clube e até mesmo mudança estatutária. Coisas que levam tempo.
Só espero que com o fluxo de caixa já equacionado e tempo necessário para desenvolver algo sério o programa possa ser incrementado, fidelizando e até premiando os abnegados que entrarem nesse primeiro momento e que tenham mantido sua fidelidade (aka pagamento em dia) e ai sim, ser digno da grandeza histórica do Flamengo.