Eu ia fazer uma piada com a excepcional partida da Sociedade Esportiva Palmeiras (ex academia de futebol, atual academia de vergonhas) ou mesmo com meu Eterno Vice, porém em respeito a Semana Santa não vou fazer trocadilhos toscos com chocolate e nem com comer bacalhau e eu vou cornetar só o meu Mengão mesmo que já está de bom tamanho.
Foquemos então no mais querido do Brasil e na vitoria por 2x1 sobre o Bangu. Estou na contra mão da maioria da galera e não vejo esse time tão fraco que a maioria dos especialistas profissionais em critica futebolística tem visto. Vamos ao principais pontos:
# A Defesa
Para o meu humilde gosto realmente é o calcanhar de aquiles da equipe, um verdadeiro show de horrores. Alex Silva e Wallace, Wallace e Gonzales, Gonzales e Alex Silva, Alex Silva e Renato Santos, Renato Santos e Gonzales, Wallace e Renato Santos. São tantas as combinações possíveis, sendo que a maioria foi inclusive testada e com resultados bem ruins.
O pior de olhar para a defesa é que ela não parece que vá sofrer qualquer melhora, já temos jogadores caros, nomes conhecidos no mercado o que praticamente inviabiliza contratações. Como também não acredito que o Gonzales vai ficar rápido, o Alex Silva não vai jogar bem novamente nessa vida e o Wallace não vai aprender futebol em menos de cinco anos, então fica difícil de acreditar que as coisas melhorem.
A única expectativa de melhora recaí sobre o semi-desconhecido Renato Santos, agora, algo de errado deve ter pra ninguém dar vez pra ele se não for por falta de opção o que infelizmente me deixa com a pulga atrás da orelha em relação ao ex-figueirense.
Por ultimo em termos de defesa, precisamos muito de um reserva para a lateral direita, afinal, ninguém acredita que L.Moura vai aguentar a temporada todo e muito menos jogando bem. Espero só que o departamento de analise de jogadores do time tire algo bom da cartola (como fizeram com o João Paulo) porque com meu parco conhecimento não consigo pensar em um bom lateral pra aparecer por ai esse ano.
# O Meio
Defensivamente é difícil até de julgar, o Bangu foi inócuo e só apareceu no ataque quando Wallace e Alex Silva faziam suas barbeiragens na defesa, de resto Amaral não teve muito trabalho e pode dar seus passes para o lado sem comprometer. Acho até que ele foi melhor do que o Cáceres tem sido.
Na parte criativa da meiuca rubro-negra Cazeduardo foi mais uma vez peso morto, precisamos só descobrir se ele está assim porque está sem ritmo ou se esta sem ritmo porque joga sempre com essa vontade toda. Como nem eu sei, já que antes dele assinar com o Fla eu devo ter assistido a no máximo uns 4 jogos que ele participou, vou evitar meus pitacos sobre ele e dar mais tempo.
Elias e Rafinha foram bem do meu ponto de vista, foi dos pés deles que saíram as melhores jogadas do time, sempre buscando companheiros bem colocados e fazendo a bola correr, Elias foi sacrificado em nome dos chutes do Canelada no segundo tempo indo para a lateral direita e Rafinha precisa urgentemente voltar a partir pra dentro, na única vez que vi ele fazendo isso no jogo deixou Nixon de frente pro crime em lance excelente.
Por ultimo Gabriel, que, se ninguém soubesse que veio do Bahia, e ontem depois do jogo alguém contasse que ele é cria da Gávea, todo mundo acreditaria tal a capacidade de perder gols de frente pro goleiro. Independente disso eu gostei bastante da atuação dele, perdeu o primeiro e continuou aparecendo, chutando e tentando, coisa que a maioria dos jogadores não fazem.
# O Ataque
Esse, pra mim, é o câncer da equipe. O grande culpado do mal desempenho atual. Time que quer chegar lá não pode ficar perdendo gol. Simples assim.
Basta ver que depois de anos sofrendo com Dimbas, Fabio's Baianos e etc e brigando contra os rebaixamentos da vida, bastou termos um cara como Adriano jogando sério para irmos lá e fazermos valer nossa camisa foda e ganharmos o Brasileirão'09. (Disclaimer: NÃO ESTOU NEM PASSANDO PERTO DE SUGERIR A VOLTA DO ADRIANO, OK?)
Hernanes é esforçado, parece gente boa e tal, mas não serve para ser atacante do Flamengo. Talvez, somente talvez, para ser reserva.
Nosso grande brocador, domina mal, toca mal, gira mal e chuta mal. Não tem jeito, a fase da grupos da Taça Guanabara foi uma exceção.
# Os Finalmentes
# Os Finalmentes
Voltemos agora para as generalidades e vou falar mais uma coisinha sobre o pequeno Rafael.
Não entendo a maioria das criticas que tem caído sobre ele, que não esta rendendo tanto e etc. O cara é simplesmente O cara do time, pode reparar... Todas as jogadas produtivas passam pelos pés dele. O problema é que ele não é um finalizador e sim um preparador. Varias e varias vezes ele deixa os companheiros em boas condições de finalizar e se o chute vai pra fora a culpa não pode ser do Rafinha.
Se o Gabriel faz o gol no fim do primeiro tempo no ótimo passe do Rafinha e depois o Nixon também faz o gol dele o cara ia ter duas assistências no jogo, um ótimo desempenho.
E agora sim, pra fechar, porque isso está ficando muito maior do que o Flamengo tem merecido, eu acho que esse desempenho irregular, com gols perdidos e dificuldades contra times fracos e retrancados não deve ser surpresa para ninguém, todo mundo foi muito bem avisado que o primeiro semestre era de contenção financeira e preparação da base para no Brasileiro e nos momentos decisivos da Copa do Brasil sim o time seja reforçado e de o salto para um time capaz daquele algo mais.
E por hoje é ~só~.