Vocês podem me chamar de volúvel, e eu sou mesmo, mas o fato é que ao contrario do que disse para mim mesmo, e do que dei a entender aqui, eu aderi ao novo Sócio Torcedor do Flamengo e felizmente nesse meio tempo eles já fizeram três ações simples, porem bem legais, para fazer um agrado aos abnegados que resolveram doar R$ 478,80 ao CRF, que vão garantir um valor inicial de mais de 4 milhões de reais a cada ano. Mais do que alguns contratos de patrocínio que andamos tendo nos últimos anos.
A verdade é que eles tem tido algumas boas sacadas para oferecer um chamego a quem se dispôs a doar a grana, oferecer ingressos para os associados paraenses assistirem ao jogo contra o Remo, e ainda por cima os ingressos serem entregues pelo craque Adílio, foi uma estrategia de divulgação extremamente barata e que gerou muita mídia positiva. Alem de provavelmente ter incentivado torcedores de outros estados a também aderir sonhando com promoções semelhantes.
No ultimo jogo, contra o Duque de Caxias, mais uma bola quicou na frente dos nossos executivos responsáveis pelo marketing e eles aproveitaram. Se no primeiro turno, com o time bem e jogando no Engenhão (que de horrível passou a tabua de salvação) os públicos já iam de mal a pior, o que esperar de um sábado a tarde em bangu com o time jogando mal e praticamente eliminado. Então, já que os custos do estadio são fixos e os lugares iam mesmo ficar vagos, a diretoria ofereceu aos seus caridosos sócios ingressos para ver a peleja ao vivo fazendo com isso que o time não tivesse uma marca ainda mais desprezível de publico do que a que já vem tendo e ainda deixou o sócio que não foi sem o "direito" de reclamar, afinal eles estão fazendo coisas para quem é Sócio Torcedor. Uma situação Win-Win. (a única coisa que não win é o time).
E hoje foi lançada mais uma promoção, você responde uma pergunta e "concorre" a um encontro com O Deus Vivo (aka Zico) e uma camisa do ST autografada. Simples, barato e com grande apelo na torcida. As cinco respostas selecionadas levam o premio, e aqui uma outra sacada, o programa que atualmente conta com algo em torno de onze mil sócios, caso chegue a 20.000 até o fim do mês vai dobrar o numero de contemplados.
Não é muita coisa, porém já é alguma coisa, ainda mais para um clube que se acostumou a viver no marasmo criativo e mais acostumado a manchetes negativas. Ainda acho que falta algo que incentive o torcedor a aderir ao programa que não o simples gesto altruísta de "ajudar o clube", mas quem sabe isso ainda aparece depois que eles cooptarem a base de caridosos. Afinal, porque gastar dinheiro incentivando as pessoas que fariam isso sem incentivo nenhum. Pode não ser moralmente elogiável, porém é financeira justificável, o que na conjectura atual do clube é algo a se levar em conta.
Outra coisa que não consigo ver sentido é em não ser oferecida uma camisa do programa, quem sabe personalizada com o nome do torcedor, o que alem de ser um agrado, e um incentivo, a quem adere, ainda vai ajudar a divulgar o projeto a medida que as pessoas usem no dia dia.
Mas, como disse mais acima, pouco é melhor do que nada, e finalmente o Flamengo começa a entrar na era do esporte moderno.