Uma das coisas mais divertidas do fim de ano é o amigo secreto.
A milenar tradição nórdica, que teve seu estouro de popularidade durante a crise de 29, já que as pessoas não tinham dinheiro para presentear toda a familia e adaptaram a pobreza a diversão.
Pra quem é mais tradicionalista, e gosta do bom é velho segredo sobre quem é o amigo secreto de cada um segue uma ótima dica: O site Acessa.com, que faz o sorteio através de e-mails. Ideal para os dias de hoje quando não temos mais muitas oportunidades de encontrar todos os participantes.
O site é do tipo sem frescura: Um organizador preenche o nome e o email de todos os participantes, cada um recebe um email com um link pra confirmar que quer realmente entrar na brincadeira e quando todos confirmarem o organizador recebe um alerta para realizar o sorteio (que é feito pelo site e obvio, o organizador não fica sabendo o amigo de ninguém). Cada um recebe no seu email o seu "amigo oculto". Sem palhaçadinhas de lista de presentes que quer ganhar, sem cadastros longos e cheios de nheco-nheco (só não digo sem viadagem porque seria acusado de homofobia).
Para os mais aventureiros existe a variante AMIGO SECRETO CHINÊS.
Nessa proposta objeto é o presente e não o amigo. Estipula-se um valor para o presente e cada participante compra um presente, sempre tendo em mente que ele pode vir a ficar com o presente ao final. O presente deve estar embrulhado de forma a impedir que os participantes saibam o conteúdo da embalagem. Para iniciar o jogo sorteiam-se números para cada um dos participantes. Por exemplo, se 15 pessoas estiverem participando, números de 1 a 15 serão distribuídos para os participantes.
Aquele que sortear o número 1 será o primeiro a pegar algum dos presentes. O número 2 terá o direito de pegar o presente da mesa ou "roubar" o presente do número 1. Caso isso aconteça, o primeiro terá o direito de escolher outro presente da mesa. E assim vai seguindo: o terceiro pode escolher o presente do primeiro ou do segundo ou o da mesa.
O jogo termina quando o último número (nesse caso, o 15) escolhe o presente da mesa ou, se preferir roubar de alguns dos participantes, escolhe o presente de qualquer um dos números. Nesse caso, o último azarado será obrigado a pegar o presente da mesa, não importa qual for. Uma regra importante: cada pessoa poderá trocar o presente somente uma vez.
.