Bem vindo de volta Maracanã.

E o Maracanã está de volta ao mundo dos vivos, ou pelo menos esse estádio que chamam de Novo Maracanã e que foi construído no mesmo lugar do antigo templo do futebol.

Aqui deste humilde cantinho quero fazer uma singela homenagem ao saudoso estádio que me deu tantas historias e tantas emoções, boas e ruins, porém ainda sim, emoções.

Venho lembrar do meu jogo favorito que assisti no estádio, que podia ter sido o famoso jogo pré copa de 1994 com dois gols do baixinho, ou o mitológico "gol do Pet". Quem sabe até o vice campeonato mais importante da histórica do vasquinho, na Copa do Brasil de 2006, mas não, o meu jogo mais especial não é um jogo decisivo, nem pode ser considerado um jogo histórico, foi na primavera de 2002…

Eu tinha começado a faculdade a poucos mais de de um mês, fazendo alguns amigos, bebendo muito, aquelas tradições, quando numa quarta feira despretensiosa, estávamos esperando a primeira aula eu e mais um grupo de amigos quando alguém, que pode ter sido eu ou pode ter sido qualquer outro, comenta: "Hoje tem FlaxFlu né".

Aquela frase despretensiosa, que teve o objetivo apenas de tocar num ponto curioso, já que não é comum termos clássicos durante a semana, foi como uma guimba de cigarro num posto de gasolina de filme hollywoodiano. Eu simplesmente precisa desesperadamente ir ao jogo, olhei para o meu novo amigo mais chegado e falei:

- Partiu?, ao que ele respondeu: - Partiu.

Quando estávamos saindo, encontramos um outro novo-amigo e comentamos que íamos ao Flaxflu. Ele nem esperou o convite, sacou um camisa do fluminense, e falou que ia também.

Eu e o meu sidekicker inicial éramos Flamenguistas e não esperávamos que um tricolor nos acompanhasse, mas foda-se, era época de fazer amigos e ninguém tem culpa de ser tricolor, provavelmente ele veio de uma família que incentivava a viadagem.

Chegamos em cima da hora, compramos cadeira afinal não podíamos ir nem para um lado nem para o outro da arquibancada, embora tenhamos ficado mais próximos de rubro-negros que de tricolores, sem querer parecer homofônico).

Como éramos dois, portanto maioria, flamenguistas e esse amigo além de tricolor parecia realmente ter tendências gays, estávamos sacaneando ele bastante nos minutos que antecederam o inicio do jogo, porém mal a pelota rolou e gol dos caras! O maluco fez um carnaval com a nossa cara.

Tudo caminhava para ser uma péssima quarta feira, já que tínhamos um time fraco naquela época, e o Flu tinha ninguém menos que o baixinho Romário.

Mas, como disse o picareta gaúcho, Flamengo é Flamengo e naquela quarta feira comum, Athirson, Iranildo chuchu, Fábio Baiano e cia fizeram valer a máxima que mesmo que fossem onze cabos de vassoura vestindo a camisa rubro-negra, ainda sim seria um time de valor.

12' do primeiro tempo e veio o empate com de Athirson, porém, se fosse creditado ao Sr. Sorte seria mais justo. Como justiça não entra em campo, o placar apontava 1x1.

Mal o cronometro correu e aos 18' Zé Carlos (o famoso quem?!) tratou de colocar as moças no lugar delas, 2x1 pro time masculino. Fim do primeiro tempo. Tensão e provações que não paravam mais por conta da presença de Romário e Renato Gaúcho, que fazia sua estreia como treinador do Flu.

Começa o segundo tempo e Liedson, ainda um jovem desconhecido, aumenta a vantagem para 3x1, dez minutos depois Chuchuzinho coloca os tricolores de quatro, do jeito que eles gostam, para aos 33' Fábio Baiano empurrar mais um, fechar em 5x1 e a alegria correr solta no Maraca.

Ainda teve penalti perdido pelo bachola Romario mostrando que "Ô ôôô.. Romário é Flamenguista.." (não me pergunte, nunca entendi essas rimas de arquibancada).

Um jogo memorável e inesquecível (ao menos pra mim).

É muito bom ter você de volta velho amigo. Espero de coração que não tenham deformado e tornado você irreconhecível.

Vejam os gols | link


PS1: Eu sei que teve mais um gol do fluminense em uma pixotada deprimente da defesa do Flamengo mas sejamos sinceros, ninguém se importou com isso.

PS2: A historia de como fomos parar no jogo provavelmente foi totalmente diferente, mas a idéia geral da coisa está certa.

PS3: Nesse ano o Botafogo conseguiria a façanha de ficar em 26º (e ultimo) lugar, conquistando uma passagem só de ida para os confins da série B. Foi acompanhado pelo Palmeiras que parece ter tomado gosto e em 2014 vai jogar a B novamente.

PS4: Fábio Baiano era craque!

Posted in . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

DMR Corp. Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.