O Objetivo dessa seção no site é fazer um review de qualquer coisa que eu tenha experimentado, seja um programa de Tv, um filme ou um barzinho do circuito Rio/Niterói .
E pra inauguração nada melhor do que falar sobre um dos meus vícios, seriados americanos (embora os ingleses estejam no mesmo nível). Mas precisamente os dois preferidos, How I Met Your Mother e Dexter, então sem mais delongas vamos lá ...
How I Met Your Mother – 06x01 e 06x02
A serie segue como nos últimos anos, sendo uma das melhores series da TV. Assistir HIMYM é como sentar no bar com seus amigos, você sabe exatamente o que eles vão dizer, mas mesmo assim o papo é delicioso. O deboche com o politicamente correto, que foi um dos grandes atrativos iniciais que tive pela serie continua lá, muito bem representado na cena do segundo episodio dessa temporada em que Barney brinca com o fato de ser branco e o irmão e o “pai” negros e se corrige dizendo afro-descendente, é um sopro de esperança pra quem também acompanha TV nacional onde tudo é pensado mil e uma vezes pra não ofender ninguém e o humor é sempre censurado em nome do “respeito às diferenças”.
Mas ao mesmo tempo em que a serie mantém seu ar de rebeldia e humor livre, ela também vai acompanhando o amadurecimento constante dos personagens e tendo cada vez com mais freqüência episódios com um pano de fundo mais focado em assuntos sérios, que retratam conflitos que a maioria das pessoas enfrentam freqüentemente, como as duvidas com relação ao futuro e ao amor muito bem representadas em Ted, ou a falta de responsabilidade de Barney entre outros.
Esses fatores alinhados a algumas atuações soberbas, principalmente do eterno Doogie Howser fazem a serie ser pule de 10 quando se quer passar vinte minutos distraídos do mundo. Então não perca tempo e corre pro avião na segunda a noite e parta pros EUA (afinal aqui no blog nós não apoiamos a pirataria então é preciso assistir os episódios lá).
DEXTER – 05x01
Dexter não é uma serie comum, você não deve assistir um episodio do meio de uma temporada qualquer e achar que vai gostar. Apreciar a serie é como subir uma escada, não tem como chegar ao todo sem passar pelos primeiros degraus, pra apreciá-la é preciso voltar ao primeiro episodio ir construindo uma relação de cumplicidade com o serial killer, conhecendo seus anseios e seus medos, sempre tentando se esconder da sociedade, lutando para que seu passageiro sombrio não tome o controle.
Pra quem passou por esse ritual, a nova temporada começou matadora (com o perdão do trocadilho). Um Dexter atormentado após a morte de Rita, uma morte que ele racionalmente se julga culpado, mas atormentado principalmente por não se encaixar naquela situação, afinal é um psicopata, uma pessoa pra quem a morte é uma companheira constante e bem vinda, que e depois de anos camuflado pelo código ensinado por Harry, se viu no centro de um acontecimento que ele sabe todos esperam arroubos de emoção, coisa que ele não pode fornecer. O Tormento de Dexter é cada vez maior, o filho, a irmã, os enteados, todos esperam algo dele, algo. E é exatamente disso que tratou o primeiro episodio Dex buscando esse algo, que pode ser visto como um psicopata buscando seus próprios sentimentos.
A cena no banheiro do “posto” que ele para pra abastecer seu barco é fantástica, todo o episodio foi muito bem construído pra deixar o suspense sobre o que faria o nosso anti-herói. E seu choro de libertação após uma explosão de fúria com um homem que maculou a memória de Rita junto com a volta do pai que sempre foi seu grande consolo foi construído de maneira muito bacana, deixando todos os fies da serie muito bem preparado pra uma temporada que promete muito.
PS: Foi impressão minha ou essa temporada terá um que da segunda? Com Dex sendo novamente “perseguido” pela policia?
Autor: Diego Milward em 30 de setembro de 2010.