Ontem, enquanto assistia TV, vi comentarios no FaceBook e ouvi da minha querida "namorida" sobre como o Lula teve coragem de mentir assim e fiquei pensando sobre isso e sobre escrever um texto sobre isso.
Porque fazem quase oito anos que o ex-presidente (afinal ele já saiu do cargo pra fazer campanha) Lula mente na TV, seja sobre o bolsa familia, seja sobre a inflação. Se ele fala do passado as chances de serem mentiras são de pelo menos 90%. (Clique aqui para ler a resposta de FHC nos ultimos dias.) e isso com a quase total conivência dos jornalistas que podem trazer a verdade aos fatos. Ontem foi uma excessão e a Globo fez uma reportagem esclarecedora.
Porém hoje de manha quando me preparava pra escrever fui ler os feeds para me atualizar e me deparei com dois artigos, um de Merval Pereira no jornal O Globo e outro de Dora Krammer no jornal Estado e juntos eles são um bom retrato dos deploráveis momentos que o nosso ex-presidente Lula protagonizou ontem no horário eleitoral
____________________________________________
Merval Pereira - Sobre Farsas
Não satisfeito de ter transgredido todas as normas legais relativas à campanha eleitoral no afã de eleger a candidata que tirou da cartola, o presidente Lula na reta final da eleição perdeu qualquer vislumbre de constrangimento que porventura ainda tivesse e passou a fazer campanha política 24 horas por dia, antes, durante e depois do expediente oficial de presidente da República, em todas as dependências oficiais do governo.
E participou diretamente nos dois últimos dias de duas das mais vergonhosas tentativas de farsas políticas da história recente do país.
Ontem, ele se despiu dos rigores do cargo e assumiu o papel do cabo eleitoral mais energúmeno que possa haver.(...)
Dora Krammer - Brincadeira tem hora
Em primeiro lugar, o presidente Luiz Inácio da Silva é a última pessoa com autoridade moral para falar em farsas ou em "mentira descarada", visto que é protagonista da maior delas: a falácia segundo a qual recebeu uma "herança maldita" e que estabilidade econômica, a abertura do Brasil para o mundo, o crescimento e a entrada de milhões do mercado consumidor deve-se exclusivamente ao seu governo.
Há pouco seu governo inteiro junto com sua candidata à Presidência produziram "mentiras descaradas" ao repudiarem as denúncias de que havia na Receita quebras de sigilo fiscal de adversários políticos e que um esquema de tráfico de influência e corrupção estava montado a partir da Casa Civil.
Lula também se precipitou ao atribuir as quebras de sigilo a uma "briga de tucanos". Baseava sua tese no fato de o mandante ser repórter do Estado de Minas sem saber que à época Amaury Ribeiro estava em férias a serviço de outrem.
O presidente da República dá razão ao antecessor que o chama de "chefe de uma facção", quando escolhe insuflar a violência no lugar de contribuir para apaziguar os ânimos.
É o que faria um estadista.
_______________________________
Comento:
Não tem muito mais pra dizer não é mesmo.
Infelizmente o povo parece que esta preso a um sentimento de inércia. Quando você faz campanha, fala dos problemas do atual governo, cita suas mentiras e contradições as pessoas pergunta se você esta sendo "pago pelo Serra", dizem que são todos iguais, que política é isso ai mesmo.
E em grande parte isso também é obra do atual governo, que despolitizou ainda mais a nação, que mistificou, que se prostituiu em nome do poder, que roubou o passado do país em grande parte com a conivência das pessoas que acham que tanto faz pra elas e não muda nada.
Até o dia que muda tudo..