Como sou um cidadão ativo economicamente e que freqüento o mercado de trabalho a pelo menos 15 anos, estou sempre atento as ofertas que aparecem na minha área (administrativo-financeiro) mantendo ativo meu cadastro no site/grupo Rio Vagas (altamente recomendável a quem deseja conseguir emprego no rio de janeiro).
Mas atualmente tenho sentido que as empresas de seleção estão perdendo a vergonha na cara, os salários oferecidos chegam a ser patéticos perto das exigências.
Vejam só esse anuncio que vi hoje de manha:
clique para aumentar
Os pré requisitos são:
- Ensino superior completo em Administração (ou afins);
- Conhecimentos avançados do pacote office;
- Experiência de dois anos na função.
E sabem quanto oferecem por tudo isso?
SETECENTOS E CINQÜENTA REAIS! Isso mesmo, míseros R$ 750,00. O cara cursa uma faculdade, supostamente faz alguns anos de estágio por uma merreca, faz cursos de extensão pra ter o domínio avançado de suas ferramentas e oferecem para ele menos de UM salário mínimo e meio.
Nem quando eu fiz um estágio de contabilidade a uns 5 anos atrás tiveram coragem de me oferecer isso.
E o pior é que devem ter chovido currículos para essa vaga com candidatos que preenchiam todos os requisitos e por isso mesmo mereciam salários MUITO melhores. Nunca vou me esquecer de um processo seletivo de que participei a muito tempo, para um cargo simples no departamento contábil de uma empresa, em que uma pessoa com duas faculdades e que estava concluindo uma pós graduação estava competindo com pessoas que nem tinham se formado ainda.
Fico imaginando que falta de confiança faz essas pessoas se nivelarem tão por baixo assim e acima de tudo prejudicarem o mercado como um todo, jogando a media salarial lá no chão.
Pra fechar deixo como dica esse ótimo artigo do professor Stephen Kanitz que ao contrário do que o nome sugere é brasileiríssimo e com uma escrita fantástica.
No Brasil, a maioria dos empregados e profissionais no fundo tem medo de pedir um aumento de salário ou de cobrar mais caro. Cobrar mais significa criar um cliente mais exigente, que irá reclamar toda vez que o serviço não corresponder ao preço. Cobrar menos é sempre a saída mais fácil, dá muito menos problemas, menos reclamações, como no meu caso. É preciso ter coragem para cobrar mais e assumir as responsabilidades inerentes. A maioria prefere o comodismo e a mediocridade do "preço tabelado". Só que, se cobrar o mesmo que os colegas menos competentes, você estará roubando clientes deles, e é isso que cria inveja e maledicência. Você estará fazendo "dumping profissional", estará sendo injusto com eles e consigo mesmo.clique aqui para ler o artigo "A Coragem de Cobrar Caro"
.