Expressões Idiomáticas Analisadas #1 : "Dormir mais do que a cama"


Algumas expresses se tornam tão comuns que nem paramos mais para pensar em quão estúpidas e sem sentido elas são. 

Aquele dia que você estava um pouco mais cansado e dormiu muito além do habitual, perdeu a hora do café da manha e do almoço, por muito pouco conseguiu salvar o jantar ainda quente. Sua esposa olha pra você com uma expressão que parece um misto de preocupação, espanto e escárnio e diz:

- "Dormiu mais que a cama hoje hein!".

Você ainda com sono da apenas um sorriso débil de concordância e pede pra ela passar o feijão, mas se não fosse o sono, ou a obrigação de concordar com ela a maior parte do tempo você provavelmente pensaria o quão estúpido é dizer que alguém dormiu mais que a cama como sinônimo de dizer que essa pessoa dormiu demais.

Pensem comigo, quando você vai em um restaurante, ou na sua própria casa mesmo e come uma quantidade de comida de causar inveja a qualquer africano faminto. Ninguém, absolutamente ninguém, vai virar pra você e dizer:

- "Comeu mais que mesa hoje hein!".

Sabe porque ninguém vai dizer isso? Porque séria uma burrice que faria todos que ouvissem automaticamente concluírem que a pessoa andou consumindo quantidades gigantescas de drogas deixando-a mais demente do que um torcedor vascaíno.

Imagine a cama como uma pessoa, enquanto você dorme ela está fazendo o trabalho dela de sustentar seu corpo na posição vertical o mais relaxado possível, quanto mais você dorme, mais a cama trabalha. Isso faz de você um explorador que nem se presta a pagar hora extra para a pobre coitada. Longe de fazer dela uma preguiçosa como você.

Fiquei pensando nisso hoje quando acordei as 15:27. Ou talvez seja só a viagem de alguém que dormiu mais que a cama mesmo.

Posted in , . Bookmark the permalink. RSS feed for this post.

Leave a Reply

DMR Corp. Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.