O Ex-Blog do Cesar Maia publicou hoje trechos de uma matéria de Peter Brake no NYT reproduzida no El País (17), (Humilhado pela Direita, censurado pela Esquerda e abandonado pelo Centro).
A reportagem que é sobre o presidente americano Barack Obama é muito interessante, e tem um trecho em especial que se encaixa perfeitamente para um popular presidente sul-americano:
(...) Ao mesmo tempo, prossegue, que pare de lamentar o que herdou: "Após as eleições, eu acho que você tem que parar de apontar o dedo, culpando a administração Bush. Está bem fazê-lo durante a campanha, mas depois acabou. Quando se abusa disso como temos feito, soa como um disco quebrado. E depois de dois anos, a responsabilidade é sua.” (...)
(Ed Rendell, governador da Pensilvania)
Detalhe que o governador Ed Rendell é um partidário do presidente, sendo ambos do Partido Democrata.
Eu particularmente concordo com o governador, como mote de campanha OK, mas depois ficar nessa de herança maldita só serve pra enganar a população. A brasileira (e de quase toda a America do Sul) que gosta de um populismo então é prato cheio.
Mas e você meu leitor imaginário, o que acha desse blábláblá de herança maldita e ficar culpando o governo anterior por tudo?
__________________________________________________________________________________
PS: O titulo desse post (foi kibado do Cesar Maia) é uma fala do próprio Barack Obama e foi retirado de um outro trecho da reportagem.