Archive for abril 2011

Supertramp - The Logical Song

Poucas canções merecem tanto ser um verbete na Wikipedia como "The Logical Song".


A música é foda, não é à-toa que Supertramp foi o nome escolhido por Christopher Johnson quando rompeu com o mundo e foi viver uma vida livre na natureza.

PS: Se você não sabe quem é Christopher Johnson se mata e depois de se matar acesse esse link.

Posted in | Leave a comment

Chove Chuva


A maioria das pessoas detesta mas eu amo a chuva. Batendo no rosto, lavando a alma; o vento húmido, o clima romântico que ela proporciona. Tudo isso é incomparável além de ser muito melhor que o fedor e o suor provocado pelo sol escaldante.

Uma das poucas coisas que me incomoda nos dias chuvosos é a quantidade de guarda-chuvas nas apertadas ruas cariocas e niteroienses com as pessoas se espremendo debaixo das marquises e perdendo uma dos fenômenos mais terapeuticas da natureza.

Sempre me lembro do verso do Raul Seixas:

Minha vó já me dizia... Prá eu sair sem me molhar
Mas a chuva é minha amiga... E eu não vou me resfriar

PS: Eu amo a chuva e odeio as pessoas que deixam a população morrer soterrada e/ou alagada. A culpa não é da chuva.

Posted in | Leave a comment

Dia do Contabilista


Ontem, dia 25 de abril, foi o dia do contabilista e fica aqui, mesmo que atrasado, o meu parabéns para essa nobre arte digna das maiores mentes do mundo entre as quais eu me incluo.

Para quem não sabe, a contabilidade é a profissão mais importante do mundo. Qualquer empresa do planeta, antes de fornecer um produto, serviço ou mesmo de existir como tal precisou de um serviço contábil. Logo seguindo um raciocínio irrefutável, os contadores são a origem de tudo de bom no mundo e tenho dito.

Posted in | Leave a comment

Bullying futebolístico

Ontem após a óbvia vitória sobre o Flor de Laranjopolis, e não me venham com chorumelas do tipo: Flamengo jogou pior, o Flor teve mais chances, o Felipe fez uma falta pra expulsão... etc e tal...

Não me importam as dificuldades que se apresentaram ou apresentariam, a vitória foi definida desde a quarta feira quando o Flamengo terminou a noite pressionado e o time semi-masculino que veste tricolor exaltado ao extremo por sua classificação roubada na libertadores. Ali a vitoria rubro-negra foi selada...

Mas voltemos ao motivo desse textos, ontem após a vitória oficial eu, e pelo que acompanhei pelas ditas redes sociais muitas outras pessoas, fizemos uma coisa intolerável e que todos concordam devem ser banidas do mundo moderno. Praticamos bullying!

Não tem graça você humilhar os outros só porque é mais forte, bonito ou simplesmente melhor que ele.

Por isso, como um gesto de nobreza, eu esquecerei que o Flamengo joga domingo e responderei qualquer brincadeira com um singelo sorriso do tipo, falar o que... seu time tem jogado mais mesmo.

Até porque o freguês tem sempre razão...

Posted in | Leave a comment

Pé na estrada



Estou um aventureiro de mão cheia, depois das trilhas pelo Parque da Tijuca agora vai ser uma Road Trip de feriado.

A trilha sonora da viagem rumo a Miracema vai ser clonada do Marcel do Cadê Meu Dorflex, com um plus de alguns filmes e seriados para as horas de engarrafamento e tédio que devem ser muitas.

Portanto, provavelmente fica para semana que vem qualquer outra postagem já que não levo muita fé na conexão 3g da cidade que minha amada esposa nasceu.

PS1. Finalmente a Semana Santa chegou e vou poder sair e aproveitar a vida ao estilo Aécio Neves.
PS2. O pito que o FHC deu no Lula surtiu efeito, agora o senhor do Brasiu também quer conquistar a classe média.

Leave a comment

Sabadão Aventura


A algum tempo eu e a patroa vinhamos planejando um passeio pelo Rio de Janeiro, ou melhor, uma série de passeios turísticos. Afinal a cidade é linda e quando moramos aqui (ou nos arredores como é o meu atual caso em Niterói) as vezes negligenciamos suas belezas em troca de passeios externos que não chegam nem aos pés da cidade maravilhosa.

Mas simplesmente pegar um carro dirigir por 12 minutos, passar mais 12 minutos tirando fotos e mais 12 minutos descendo de carro e chegar em casa uma hora aproximadamente após sair não teria muita graça e resolvemos transformar o passei numa mini aventura e ir a pé.

O trajeto escolhido foi partindo do Jardim Botânico, o onisciente Google informava que a caminhada seria de uns cinquenta minutos para ir e o mesmo tempo para voltar por um caminho arborizado e com alguns mirantes para registros fotográficos.


Os convidados escolhidos foram criteriosamente selecionados pela simpatia com a sentida ausência do meu querido Nobru e da sua digníssima senhora Suellen que não estudou quando era nova e está precisando compensar agora, mas Sávio, Ivana e Luciana foram companhias pra lá de agradáveis.

Mas se tudo estava bem até aqui na nossa programação, não se pode dizer que a coisa continuou assim.


A saída de Niterói atrasou e só chegamos ao Jardim Botânico por volta de 11 horas, Natália já tinha comido as duas frutas que tinha levado para uma eventual falta de energia e já reclamava de cansaço!


O trajeto consistia em uma  subida constante e rapidamente dilapidou a fé das meninas que de que seria completado com sucesso já que o preparo físico delas beirava o patético. 

Olha a reação de espanto da Natália quando chegamos no 
COMEÇO do parque 50 minutos antes da Vista Chinesa


Elas ficavam parando de cinco em cinco minutos com a desculpa de tirar fotos enquanto o Sávio estava neurótico tentando manter o ritmo para não perder as forças repetindo a mesma frase quase que como um bordão 
"Vai tirar foto agora? Deixa pra tirar na volta e vamos chegar logo na Vista Chinesa"
Apesar de todos os percalços nós chegamos a Vista Chinesa, que é realmente deslumbrante e... LOTADA! Sério, dezenas de Jeeps dos turistas fazendo "safári" na floresta da Tijuca estacionam por minuto. Mas com alguma sorte e muita paciência é possível conseguir algumas janelas de oportunidade quando o mirante fica praticamente vazio e pode-se tirar belas fotos que são o único motivo para se ir ali.

loves in the air

Pausa para historia:
Desde 1856, o Jardim Botânico estava ligado ao Alto da Boa Vista por uma estrada carroçável, aberta por influência do Barão do Bom Retiro e cuja execução e manutenção foi contratada a Thomas Cochrane. Registra a crônica da cidade que, nessa obra, foram empregados trabalhadores coolies trazidos de Macau, na China, para desenvolver a lavoura do arroz, mas que, não tendo demonstrado qualquer habilidade para a agricultura, foram aproveitados na construção da estrada. Essa região apresenta uma assombrosa coincidência de presença chinesa, iniciada com a vinda dos plantadores do chá de D. João VI. Depois do fracasso dessa lavoura, segundo Brasil Gerson, os chineses se teriam espalhado "pelas fraldas da Tijuca". Em 1844, um mapa da área registrava uma edificação denominada "Casa dos Chinas". Provavelmente, um resquício dessa primitiva experiência. Essa vocação provavelmente explica por que a prefeitura (o prefeito Pereira Passos, em 1903, com projeto do arquiteto Luis Rei), edificou, em argamassa copiando o bambu, às margens dessa estrada, anos mais tarde, o pavilhão da Vista Chinesa. | Fonte: Wikipedia. 

Chegada fake das meninas

Isso era por volta da uma e meia da tarde e resolvemos estender a adrenalina um pouco mais e seguir até o próximo ponto turístico, a Mesa do Imperador que ficava a módicos 1,1 km a mais.

E incrivelmente foi tudo rápido e tranquilo, talvez porque os músculos já estavam entorpecidos pelos 6 km anteriores, tiramos mais algumas fotos e resolvemos descer.

Mesa do Imperador virou bancada.

E a descida reservou os causos mais engraçados do dia.

O pedaço de estrada entre a Mesa e a Vista é dominado por jovens skatistas por volta de 15 anos que descem em velocidades alucinantes. Corta.

Natalia e Luciana para fazer uma graça resolveram voltar da mesa do imperador correndo enquanto Eu, Sávio e Ivana seguimos andamos. Corta.

Quando nós encontramos novamente na Vista Chinesa minha Natalinha estava ainda mais branca que o normal, e mal chegamos ela já disparou a falar que um moleque skatistas tinha tirado um fino da canela dela a toda velocidade na descida que ela tinha começado a brigar com os garotos, distribuindo esporro pra todo lado que poderia ter perdido a perna se ele acerta ela e blá blá blá. Baixinha e dando esporro em mais de 15 skatistas, essa é minha menina.

Depois de se recuperar do susto começamos a descida, e o assunto era uma artista global que tirava fotos na Mesa do Imperador com o "namorado" e fazia algumas poses exóticas. A Natália já tinha comentado isso conosco (eu e Luciana) elogiando as fotos enquanto ainda estávamos lá.

A Ivana começou a criticar as fotos, e a Natália estranhamente concordou com ela e quando levantei o fato de ele ter elogiado as fotos a alguns minutos minha digníssima mulher teve a cara de pau de dizer que não tinha elogiado nada.

Mas dessa vez a vingança veio a jato e eu, ao contrario do que acontece quase que diariamente, tinha uma testemunha. Quando a Luciana confirmou que eu disse a verdade quando disse que ela disse que as fotos eram iradas ela ficou roxa e não sabia onde enfiar a cara.

 Ahhh o doce sabor da vingança.

Mas ainda teríamos um item para acrescentar a lista, o Sávio aquele começou a reclamar quando as meninas queriam parar para tirar fotos na descida, ai eu tive que fazer uso de minha prodigiosas memoria para lembra-lo do bordão usado na subida que dizia que fotos tinham que ser tirados na descida.

Ele ao contrario da Natalia assumiu o erro e ficou morrendo de vergonha como tinha que ser.

A partir desse incidente a descida seguiu correndo bem, até que chegamos a um ponto onde existe uma trilha que leva até uma cachoeira, as meninas como seres menos dotados fisicamente ficaram esperando na primeira cachoeira enquanto eu e Sávio fomos desbravar a floresta da Tijuca por uma trilha inóspita,  o tempo que se leva até a cachoeira é de pouco mais de 10 minutos, mas os obstáculos são incrivelmente cansativos, subir por raiz de arvores, descer rochas segurando em corrente são alguns dos itens a serem superados para chegar a uma gostosa mas cheia cachoeira.


Agora sim, devidamente cansados, quebrados, sujos e mal humorados (afinal estávamos desde as dez horas sem comer) nós seguimos pelo resto do caminho quase em disparada até o Belmonte e seus deliciosos pasteizinhos de palmito e camarão.

No começo do trajeto o pensamento era fazer um passeio desses por semana mês, mas acho que vai ser mais coisa de uma vez por ano semestre ou vida.


Bonde da aventura para a posteridade.

Posted in , | Leave a comment

PPP - Pequenos Prazeres Proibidos

< Disclaimer 1 > Primeiro coisa, esse texto é um desabafo. 
< Disclaimer 2 > Ele não tem nada de ser ou não nerd, até porque eu não sou! 
Isso posto sigamos em frente.

Todos nós temos alguns pequenos prazeres que 95% da população acha estupido, nojento e/ou insuportavelmente chato. Pode ser tirar meleca do nariz e comer, gostar de chouriço, assistir a 4º temporada de Heroes ou até mesmo escovar os dentes após as refeições.

O meu é formatar computadores, ou melhor, formatar PC´s porque os Mac´s não apresentam nenhuma emoção e Lixus não existe a não ser na mente de malucos. (eu sei que Lixus são PC ´s, você entendeu o que eu quis dizer)

Aquela vertigem causada por quando você mandava limpar todo o hd e só depois lembrava que não fez o backup de um driver super complicado que você levou dias para achar em um site russo administrado por um chines, ou seria vice versa?

Geralmente era esse o momento que você lembrada do driver x


Enfim, eu adoro perder horas, até dias refazendo todas as configurações, reinstalando todos os aplicativos, procurando atualizações e deixando a maquina do jeitinho que eu quero.

E dai surge a minha reclamação, a Microsoft está matando a arte de formatar PC ´s. Antigamente você precisa ser um ninja com talento e muita força de vontade pra formar aquele PC do seu primo que obviamente não tinha ouvido falar que existia um CD com driver.

Agora em menos de 30 minutos você já tem um PC formatado, instalado e funcionando com 2 cliques de mouse. MOUSE ?!?!?! Quando eu pensei que usaria mouse durante a formatação de um computador.

Isso é uma tela de formatação de homem? Mouse e estrelinha? WTF!

Agora eu intendo o que os amantes do Linux sentem, se bem que não intendo tanto assim, linux é uma merda! 

Pelo ritmo que as coisas estão indo daqui a pouco até ele vai estar formatando um computador.


Posted in | Leave a comment

Existe o iPad, iPod, iPhone será que vem ai o iDiota.

A comunidade nerd/geek esta em polvorosa, primeiro eram rumores, depois foram... bem rumores ainda, porém mais fortes até que veio a confirmação, a Foxconn vai investir no Brasil.

clique na imagem para ampliar

Embora não confirme oficialmente o que se suspeita é que os amados e desejados iPads serão fabricados em terras brasileiras.

Até ai são apenas conjecturas mesmo que plausiveis, afinal, a Foxconn confirmou que ira investir 12 bilhões no país nos próximos anos.

O que mais me espantou foi uma suposta fala do senhor Humberto Barbato, presidente da Abinee (você conhecia? Nem eu.) segundo a qual o preço médio dos produtos (iPads) seriam entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00.

Tudo muito bem, tudo muito bom se... a coisa não tivesse sido meio, digamos, desvirtuada.

Quando eu comecei a escrever esse post, eu fui escrevendo e pesquisando as coisas que queria colocar e uma delas eram as aspas para o Sr. Humberto, mas curiosamente a maioria das matérias que achei sobre essa fala em especial datavam de fevereiro e ele se referia a tablets em geral e não ao iPad.

A unica fonte que sugere o contrário é uma matéria do Estadão.

clique na imagem para ampliar

Com isso o sinal amarelo acendeu na minha cabeça e fui pesquisar mais sobre o que a Abinee pensa sobre esse assunto e principalmente o que seu presidente falou sobre a Foxconn exatamente e não sobre um suposto barateamento de "tablets".

E eu como um ninja da investigação foi onde ninguém poderia imaginar, o site da Abinee na área de notícias.

Qual não foi minha surpresa quando achei uma entrevista em mp3 totalmente esclarecedora e oposta do que o Estadão deu a entender.


[...]Dizer que a gente trazendo uma única empresa para o Brasil vai gerar 100 mil novos empregos, me parece um pouco exagerado esse número, embora eu não queira contradizer o ministro Mercadante, até porque eu não estou na China, não acompanhei essa negociação[...]
Quer dizer que ele não sabe nada sobre o que vai ser montado, quais as intenções da Foxconn e mesmo assim falou o futuro preço do produto? Acho que não né.

Teve outra parte que me chamou muito a atenção:

[entrevistador] O senhor diria então que ouve um certo exagero de euforia do governo na divulgação de dados como esse Sr. Barbado.
[Humberto Barbado] Sinceramente eu não sei se ouve um exagero, eu na realidade não conheço o plano condutor, não tenho conhecimentos para poder dizer e acho realmente que o numero é muito exagerado 100 mil empregos diretos, 12 bilhões de investimento, a menos que se tenha nesse projeto a produção de grande parte de componentes também e não me parece que isso seja parte da estrategia da empresa anunciada que vira para o Brasil [...] alêm do que é bom que a gente seja um pouco critico nessas informações afinal de contas os chineses costumam prometer muito em termos de investimentos[...]


Portanto se você estava pensando em esperar mais alguns meses para comprar seu iPad com um super desconto, não conte tanto com isso afinal como vovó já dizia, prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém.

Posted in | Leave a comment

Aspas para o "frasista" preferido do blog


"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela."
- George Bernard Shaw

Leave a comment

Pendências cinematográficas.

Estou a algum tempo tentando colocar a filmografia do Oscar desse ano em dia e até vinha indo bem. Já tinha visto O Lutador, Cisne Negro, Bravura Indômita, Toy Store, até que conheci mais intimamente o iBooks no iPhone e qualquer plano para as horas vagas que eu tinha começaram a se perder.

Já que eu não continuava meus planos por livre e espontânea vontade, São Pedro resolveu dar uma força e mandou um verdadeiro temporal para Niterói, arruinando qualquer saída de casa.

Logo vai rolar sessão cinema por aqui mesmo com o principal vencedor dessa temporada "O Discurso do Rei".

Logo mais conto como foi.


Posted in | Leave a comment

Estação Diego - Adele


Link do Vídeo | A anti-Gaga

Posted in | Leave a comment

Discurso (que pode ser) histórico.

Ontem, só se falou de Aécio Neves, que o senador daria largada a oposição, que terminaria a trégua dos 100 dias, e etc.

Ele até fez um bom discurso, que você pode saber mais indo ao blog do Rei do "PIG", mas não é o seu discurso que pode entrar para a historia na minha opinião e sim o da Senadora Katia Abreu que comunicava seu desligamento do DEM para rumar ao PSD.

Pode porque ainda vai depender dos rumos que o PSD vai tomar na pratica, afinal na voz do prefeito Gilberto Kassab as coisas estava meio nubladas, o partido não era nem de centro, nem de esquerda e como todo brasileiro que quer ser popular nem de direita.

Torçamos para que agora com uma direitista sem medo de se assumir, o PDS ande rumo a defesa do liberalismo e da direita que o Brasil tanto precisa.


Fonte: Blog da Senadora
.

Posted in | Leave a comment

O Fascismo do Bem

Muito se falou sobre o caso Bolsanaro mas de todos os textos que li, esse do Ricardo Noblat foi o melhor, toca em pontos cruciais do Brasil atual, que são a liberdade seletiva e a dificuldade de aceitar opinião que são radicalmente contrárias as nossas.

Mas antes deixo um vídeo para ilustrar o texto:


Link do Vídeo

"O Fascismo do Bem" Ricardo Noblat
.
Imaginem a seguinte cena: em campanha eleitoral, o deputado Jair Bolsonaro está no estúdio de uma emissora de televisão na cidade de Pelotas. Enquanto espera a vez de entrar no ar, ajeita a gravata de um amigo. Eles não sabem que estão sendo filmados. Bolsonaro diz: "Pelotas é um pólo exportador, não é? Pólo exportador de veados..." E ri.

A cena existiu, mas com outros personagens. O autor da piada boçal foi Lula, e o amigo da gravata torta, Fernando Marroni, ex-prefeito de Pelotas. Agora, imaginem a gritaria dos linchadores "do bem", da patrulha dos "progressistas", da turma dos que recortam a liberdade em nome de outro mundo possível... Mas era Lula!

Então muita gente o defendeu para negar munição à direita. Assim estamos: não importa o que se pensa, o que se diz e o que se faz, mas quem pensa, quem diz e quem faz. Décadas de ditaduras e governos autoritários atrasaram o enraizamento de uma genuína cultura de liberdade e democracia entre nós.

Nosso apego à liberdade e à democracia e nosso entendimento sobre o que significam liberdade e democracia são duramente postos à prova quando nos deparamos com a intolerância. Nossa capacidade de tolerar os intolerantes é que dá a medida do nosso comprometimento para valer com a liberdade e a democracia.

.

Posted in | Leave a comment

Arte de Rua

Foto tirada de uma parede no Largo da Carioca no centro do Rio:


Pussy is Love
.

Posted in | Leave a comment

WL: Sem censura na Globo.com

Hoje a pagina do Flamengo no site do GloboEsporte.com liberou uma entrevista com o sempre pôlemico, coisa que eu considero uma qualidade, (W)Vanderlei(y) Luxemburgo, vale conferir clicando aqui.

Queria deixar só uma frase dita pelo treinador que se encaixa exatamente na minha visão de futebol:

Ganhar título, você ganha ou não. Mas tenho obrigação de colocar o time em condição de disputar os títulos. Esse é o ponto."

Posted in | Leave a comment

Acredite, é possível.

Faz alguns meses que comprei o iPhone e alguns meses antes já tinha um iPod mas sempre desconfiei da capacidade do iBooks de suprir o meu prazer pela leitura numa tela tão pequena.

Fonte: Apple | Nunca duvide de Jobs


Mas como diz o ditado, a ocasião faz o ladrão e após meu camarada Nobru me emprestar os três primeiros livro da série de Bernard Cornwell "As Crônicas Saxônicas" eu fiquei simplesmente desesperado para continuar a leitura (no Brasil até o quinto volume já foi publicado) e com a iminente viagem para Barra do Piraí eu resolvi arriscar tudo e ler no iPhone.

Baixei o Calibre já que achar livros direto em ePub nas internet´s (viu porque do trocadilho do ladrão?) é bem complicado, converti sem muitos problemas e sincronizei os livros.

De primeiro levei um susto, quase 1.500 paginas e admito que isso deixou minhas expectativas que já não eram das maiores ainda mais baixas.

Talvez tenha sido toda essa falta de fé no aplicativo que fez minha surpresa ser tão grande, mas o fato é que li muito rapidamente (3 dias) e com extremo conforto e já estou preparando todo a minha coletânea de pdf´s para conversão.

Fora a praticidade de ter o seu livro sempre no bolso por mais paginas que ele tenha.
.

Posted in | Leave a comment

Proposta Indecente

Como sou um cidadão ativo economicamente e que freqüento o mercado de trabalho a pelo menos 15 anos, estou sempre atento as ofertas que aparecem na minha área (administrativo-financeiro) mantendo ativo meu cadastro no site/grupo Rio Vagas (altamente recomendável a quem deseja conseguir emprego no rio de janeiro).

Mas atualmente tenho sentido que as empresas de seleção estão perdendo a vergonha na cara, os salários oferecidos chegam a ser patéticos perto das exigências. 

Vejam só esse anuncio que vi hoje de manha:

clique para aumentar

Os pré requisitos são:
  • Ensino superior completo em Administração (ou afins);
  • Conhecimentos avançados do pacote office;
  • Experiência de dois anos na função.

E sabem quanto oferecem por tudo isso?

SETECENTOS E CINQÜENTA REAIS! Isso mesmo, míseros R$ 750,00. O cara cursa uma faculdade, supostamente faz alguns anos de estágio por uma merreca, faz cursos de extensão pra ter o domínio avançado de suas ferramentas e oferecem para ele menos de UM salário mínimo e meio.

Nem quando eu fiz um estágio de contabilidade a uns 5 anos atrás tiveram coragem de me oferecer isso.

E o pior é que devem ter chovido currículos para essa vaga com candidatos que preenchiam todos os requisitos e por isso mesmo mereciam salários MUITO melhores. Nunca vou me esquecer de um processo seletivo de que participei a muito tempo, para um cargo simples no departamento contábil de uma empresa, em que uma pessoa com duas faculdades e que estava concluindo uma pós graduação estava competindo com pessoas que nem tinham se formado ainda.

Fico imaginando que falta de confiança faz essas pessoas se nivelarem tão por baixo assim e acima de tudo prejudicarem o mercado como um todo, jogando a media salarial lá no chão.

Pra fechar deixo como dica esse ótimo artigo do professor Stephen Kanitz que ao contrário do que o nome sugere é brasileiríssimo e com uma escrita fantástica.

No Brasil, a maioria dos empregados e profissionais no fundo tem medo de pedir um aumento de salário ou de cobrar mais caro. Cobrar mais significa criar um cliente mais exigente, que irá reclamar toda vez que o serviço não corresponder ao preço. Cobrar menos é sempre a saída mais fácil, dá muito menos problemas, menos reclamações, como no meu caso. É preciso ter coragem para cobrar mais e assumir as responsabilidades inerentes. A maioria prefere o comodismo e a mediocridade do "preço tabelado". Só que, se cobrar o mesmo que os colegas menos competentes, você estará roubando clientes deles, e é isso que cria inveja e maledicência. Você estará fazendo "dumping profissional", estará sendo injusto com eles e consigo mesmo.
clique aqui para ler o artigo "A Coragem de Cobrar Caro"
.

Leave a comment

Meio do caminho.

Dizem que a parte mais dificil de uma maratona e você passar da metade, depois que você passa do meio você já consegue vislumbrar o final, a gloria de ter completado o percurso e esse sentimento impulsiona você a cumprir sua meta.

É o que eles dizem, e quem são eles eu não saberia dizer, mas nem me importo. Estou escrevendo isso para me auto motivar, afinal eu estou rompendo a barreira do "meio do caminho".

Não fiz, nem costumo fazer "promessas" na quaresma em troca de graças concedidas pelo divino. É o simples desejo de me impor um desafio, um penitência com preferirem. (mas se Jeová, Odin, ou qualquer Deus disponível achar que eu mereço um premio não vou questiona-lo)

Tento não escolher coisas que não fariam diferença, como "não vou comer chocolate" (afinal eu não gosto de chocolate), nem coisas idiotas demais como "só vou usar cuecas verdes, ou camisas azuis".

Para ser bem sinceros, minha quaresma costuma envolver o consumo de alcool! Uma substancia qua admiro em todas as suas formas. Mas esse ano quiz fazer um pouco mais, afinal qual o sentido de fazer sempre o mesmo, chega uma hora que você se acostuma.

Por isso, além de cortar o alcool resolvi que cortaria também os refrigerantes, e isso sim foi um grande passo. A dificuldade de sair para um bar ou mesmo para um restaurante com os amigos e ter que beber água ou suco é colossal.

Mas eu ainda achava que era pouco e resolvi me propor mais e melhorar minha alimentação em pelo menos 70% durante esse período (e que sabe fazer disso um habito), portanto agora todos os dias, saladas e outras coisas naturebas freqüentado meu prato (duvida?).

Mas sinceramente não vejo a hora de passar o domingo de Páscoa pra eu comer um belo file mal passado e no alho com um chope geladinho.
.

Posted in | Leave a comment

O mito Walter Willians

Eu não conhecia esse senhor, o que não surpreende porque eu não conheço muita coisa, mas tropecei num dia de carnaval com sua entrevista para a Veja e achei simplesmente fabulosa.

Ele pode socar com força aqueles clichês dos defensores de cota e do #mimimi contra o "preconceito" e a favor do politicamente correto, porque é preto, nasceu pobre, cresceu em meio a grande depressão num país que os negros não tinham nenhum  direito a igualdade.

Portanto você não pode dizer que ele não sabe sobre o que fala.

Nem sei porque demorei pra postar esses trechos que eu selecionei da entrevista, mas sei que o que me motivou a posta-los foi ver essa outra entrevista no site da Globo News (agora em vídeo) que esse sereno senhor de mais de 70 anos concede a um aparentemente desnorteado Luis Fernando Silva Pinto.

Primeiro o vídeo, depois o texto cuja algumas idéias e falas se repetem.



Detalhe para a cara de transtornado do entrevistador quando Williams espezinha o coitadismo brasileiro.

** lembrando que daqui pra baixo são trechos da sua entrevista para revista Veja e não a transcrição do áudio da entrevista acima. **

- As ações afirmativas não funcionam?

Os negros não precisam delas. Dou um exemplo. Houve um tempo em que não existiam jogadores de basquete negros nos Estados Unidos. Hoje, sem cota racial nem ação afirmativa, 80% são negros. Por quê? Porque são excelentes jogadores. Se os negros tiverem a mesma habilidade em matemática ou ciência da computação, haverá uma invasão deles nessas áreas. Para isso, basta escola, boas escolas, grandes escolas. Há um aspecto em que as ações afirmativas são até prejudiciais. Thomas Sowell, colega economista, tem um estudo excelente sobre o assunto. Mostra como os negros se prejudicam com a política de cotas raciais criada pela disputada escola de engenharia do Instituto de Tecnologia de Massa-chusetts (MIT), uma das mais prestigiosas instituições acadêmicas dos Estados Unidos. Os negros recrutados pelo MIT estão entre os 5% melhores do país em matemática, mas mesmo assim precisam fazer cursos extras por alguns anos. Isso acontece porque os brancos do MIT estão no topo em matemática, o 1% dos melhores do país. Os negros, mesmo sendo muito bons, estão abaixo do nível de excelência do MIT. Mas eles podiam muito bem estudar em outras instituições respeitáveis, onde estariam na lista dos candidatos a reitor e sem necessidade de cursos especiais. Por causa de ações afirmativas, muitos negros estão hoje em posição acima de seu potencial acadêmico. Se você está aprendendo a lutar boxe e sua primeira luta é contra o Mike Tyson, você está liquidado. Você pode ter excelente potencial para ser boxeador, mas não dá para começar contra Tyson. As ações afirmativas, nesse sentido, são cruéis. Reforçam os piores estereótipos raciais e mentais.

- O senhor já teve alguma experiência pessoal nesse sentido?

Quando eu dava aula na Universidade Temple, em Filadélfia, tive uma turma com uns trinta alunos, todos brancos, à exceção de um. Nas primeiras aulas, eles me fizeram uma bateria de perguntas complexas. Você pode achar que era paranoia minha, mas eu sei que o objetivo deles era testar minhas credenciais. A cada resposta certa que eu dava, eu podia ver o alívio no rosto do único aluno negro da classe. De onde vinha esse sentimento, esse temor do aluno negro de que seu professor, sendo negro, talvez não fosse suficientemente bom? Das ações afirmativas. Não entrei na universidade via cotas raciais. Por causa delas, a competência de muitos negros é vista com desconfiança.

- Qual o meio mais eficaz para promover a igualdade racial?

Primeiro, não existe igualdade racial absoluta, nem ela é desejável. Há diferenças entre negros e brancos, homens e mulheres, e isso não é um problema. O desejável é que todos sejamos iguais perante a lei. Somos iguais perante a lei, mas diferentes na vida. Nos Estados Unidos, os judeus são 3% da população, mas ganham 35% dos prêmios Nobel. Talvez sejam mais inteligentes, talvez sua cultura premie mais a educação, não interessa. A melhor forma de permitir que cada um de nós — negro ou branco, homem ou mulher, brasileiro ou japonês — atinja seu potencial é o livre mercado. O livre mercado é o grande inimigo da discriminação. Mas, para ter um livre mercado que mereça esse nome, é recomendável eliminar toda lei que discrimina ou proíbe discriminar.

- O senhor é contra leis que proíbem a discriminação?

Sou um defensor radical da liberdade individual. A discriminação é indesejável nas instituições financiadas pelo dinheiro do contribuinte. A Universidade George Manson tem dinheiro público. Portanto, não pode discriminar. Uma biblioteca pública, que recebe dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos, não pode discriminar. Mas o resto pode. Um clube campestre, uma escola privada, seja o que for, tem o direito de discriminar. Acredito na liberdade de associação radical. As pessoas devem ser livres para se associar como quiserem.

- Inclusive para reorganizar a Ku Klux Klan?

Sim, desde que não saiam matando e linchando pessoas, tudo bem. O verdadeiro teste sobre o nosso grau de adesão à ideia da liberdade de associação não se dá quando aceitamos que as pessoas se associem em torno de ideias com as quais concordamos. O teste real se dá quando aceitamos que se associem em torno de ideais que julgamos repugnantes. O mesmo vale para a liberdade de expressão. É fácil defendê-la quando as pessoas estão dizendo coisas que julgamos positivas e sensatas, mas nosso compromisso com a liberdade de expressão só é realmente posto à prova quando diante de pessoas que dizem coisas que consideramos absolutamente repulsivas.

- O senhor exige ser chamado de “afro-americano”?

Essa expressão é uma idiotice, a começar pelo fato de que nem todos os africanos são negros. Um egípcio nascido nos Estados Unidos é um “afro-americano”? A África é um continente, po-voado por pessoas diferentes entre si. Os vários povos africanos estão tentando se matar uns aos outros há séculos. Nisso a África é idêntica à Europa, que também é um continente, também é povoada por povos distintos que também vêm tentanto se matar 
______

A entrevista completa você pode achar na Veja que foi para as bancas no domingo de carnaval ou no link

Posted in | Leave a comment
DMR Corp. Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.