Archive for março 2013

Flamengo 2x1 Bangu - Foi ruim mas não foi nem perto de Parmeira e Vice da Gama


Eu ia fazer uma piada com a excepcional partida da Sociedade Esportiva Palmeiras (ex academia de futebol, atual academia de vergonhas) ou mesmo com meu Eterno Vice, porém em respeito a Semana Santa não vou fazer trocadilhos toscos com chocolate e nem com comer bacalhau e eu vou  cornetar só o meu Mengão mesmo que já está de bom tamanho.

Foquemos então no mais querido do Brasil e na vitoria por 2x1 sobre o Bangu. Estou na contra mão da maioria da galera e não vejo esse time tão fraco que a maioria dos especialistas profissionais em critica futebolística tem visto. Vamos ao principais pontos:

# A Defesa

Para o meu humilde gosto realmente é o calcanhar de aquiles da equipe, um verdadeiro show de horrores. Alex Silva e Wallace, Wallace e Gonzales, Gonzales e Alex Silva, Alex Silva e Renato Santos, Renato Santos e Gonzales, Wallace e Renato Santos. São tantas as combinações possíveis, sendo que a maioria foi inclusive testada e com resultados bem ruins.

O pior de olhar para a defesa é que ela não parece que vá sofrer qualquer melhora, já temos jogadores caros, nomes conhecidos no mercado o que praticamente inviabiliza contratações. Como também não acredito que o Gonzales vai ficar rápido, o Alex Silva não vai jogar bem novamente nessa vida e o Wallace não vai aprender futebol em menos de cinco anos, então fica difícil de acreditar que as coisas melhorem.

A única expectativa de melhora recaí sobre o semi-desconhecido Renato Santos, agora, algo de errado deve ter pra ninguém dar vez pra ele se não for por falta de opção o que infelizmente me deixa com a pulga atrás da orelha em relação ao ex-figueirense.

Por ultimo em termos de defesa, precisamos muito de um reserva para a lateral direita, afinal, ninguém acredita que L.Moura vai aguentar a temporada todo e muito menos jogando bem. Espero só que o departamento de analise de jogadores do time tire algo bom da cartola (como fizeram com o João Paulo) porque com meu parco conhecimento não consigo pensar em um bom lateral pra aparecer por ai esse ano.

# O Meio

Defensivamente é difícil até de julgar, o Bangu foi inócuo e só apareceu no ataque quando Wallace e Alex Silva faziam suas barbeiragens na defesa, de resto Amaral não teve muito trabalho e pode dar seus passes para o lado sem comprometer. Acho até que ele foi melhor do que o Cáceres tem sido.

Na parte criativa da meiuca rubro-negra Cazeduardo foi mais uma vez peso morto, precisamos só descobrir se ele está assim porque está sem ritmo ou se esta sem ritmo porque joga sempre com essa vontade toda. Como nem eu sei, já que antes dele assinar com o Fla eu devo ter assistido a no máximo uns 4 jogos que ele participou, vou evitar meus pitacos sobre ele e dar mais tempo.

Elias e Rafinha foram bem do meu ponto de vista, foi dos pés deles que saíram as melhores jogadas do time, sempre buscando companheiros bem colocados e fazendo a bola correr, Elias foi sacrificado em nome dos chutes do Canelada no segundo tempo indo para a lateral direita e Rafinha precisa urgentemente voltar a partir pra dentro, na única vez que vi ele fazendo isso no jogo deixou Nixon de frente pro crime em lance excelente.

Por ultimo Gabriel, que, se ninguém soubesse que veio do Bahia, e ontem depois do jogo alguém contasse que ele é cria da Gávea, todo mundo acreditaria tal a capacidade de perder gols de frente pro goleiro. Independente disso eu gostei bastante da atuação dele, perdeu o primeiro e continuou aparecendo, chutando e tentando, coisa que a maioria dos jogadores não fazem.

# O Ataque

Esse, pra mim, é o câncer da equipe. O grande culpado do mal desempenho atual. Time que quer chegar lá não pode ficar perdendo gol. Simples assim.

Basta ver que depois de anos sofrendo com Dimbas, Fabio's Baianos e etc e brigando contra os rebaixamentos da vida, bastou termos um cara como Adriano jogando sério para irmos lá e fazermos valer nossa camisa foda e ganharmos o Brasileirão'09. (Disclaimer: NÃO ESTOU NEM PASSANDO PERTO DE SUGERIR A VOLTA DO ADRIANO, OK?)

Hernanes é esforçado, parece gente boa e tal, mas não serve para ser atacante do Flamengo. Talvez, somente talvez, para ser reserva.

Nosso grande brocador, domina mal, toca mal, gira mal e chuta mal. Não tem jeito, a fase da grupos da Taça Guanabara foi uma exceção.

# Os Finalmentes                                                                                               

Voltemos agora para as generalidades e vou falar mais uma coisinha sobre o pequeno Rafael.

Não entendo a maioria das criticas que tem caído sobre ele, que não esta rendendo tanto e etc. O cara é simplesmente O cara do time, pode reparar... Todas as jogadas produtivas passam pelos pés dele. O problema é que ele não é um finalizador e sim um preparador. Varias e varias vezes ele deixa os companheiros em boas condições de finalizar e se o chute vai pra fora a culpa não pode ser do Rafinha.

Se o Gabriel faz o gol no fim do primeiro tempo no ótimo passe do Rafinha e depois o Nixon também faz o gol dele o cara ia ter duas assistências no jogo, um ótimo desempenho.

E agora sim, pra fechar, porque isso está ficando muito maior do que o Flamengo tem merecido, eu acho que esse desempenho irregular, com gols perdidos e dificuldades contra times fracos e retrancados não deve ser surpresa para ninguém, todo mundo foi muito bem avisado que o primeiro semestre era de contenção financeira e preparação da base para no Brasileiro e nos momentos decisivos da Copa do Brasil sim o time seja reforçado e de o salto para um time capaz daquele algo mais.

E por hoje é ~só~. 

Posted in , | Leave a comment

um mini tratado sobre o Sócio Torcedor do Flamengo


O dia de ontem prometia fortes emoções para a bem vestida torcida rubro negra, CND a rodo surgindo nas mãos dos super executivos da (ex)chapa azul, eleição no Conselho Fiscal do clube onde finalmente nos veríamos livres do infame Cap. Léo e por ultimo, ele, um antigo desejo, e porque não, sonho da nação… Um programa de Sócio Torcedor pra chamar de nosso.

Era pra ser uma criação dos ninjas empresarias, todos sonhavam com um revolução, um programa nunca antes visto na historia do pais. Tudo bem que na sexta, ao vazar uma pagina do programa, ficou todo mundo meio ressabiado com o que parecia ser um programa bem chinfrim, mas o rubro negro é um ser otimista por natureza e estávamos todos com uma puta expectativa.

Quando o programa apareceu, a realidade, aquela bitch, veio dar um tapa na cara de todo mundo e o programa se mostrou a merda que já dava pistas que seria. Ele é dividido em categorias que variam de $40 a $200, sendo que a grande diferença entre um Sócio Torcedor e um Não Sócio Torcedor é um cartão magnético personalizado que pode carregado (e recarregado) com o ingresso para os jogos que o Fla for mandante. Diferença entre o plano de $40 e o de $200? Estou procurando e assim que achar eu conto. 

Confesso que fiquei mega frustrado com o programa porque acredito que um bom Sócio Torcedor seria o grito de independência do Flamengo, criando uma receita constante e significativa, mas do jeito que ele está pode até ser que tenha um boom inicial, mas nada tira da cabeça que esses early adpters vão ser em sua maioria, inadimplentes no médio prazo.

Também detestei a maneira pedante e mendicante da apresentação, que os torcedores deveriam ajudar o clube, e que só dava pra fazer isso, e que era obrigação aderir, blá blá blá.

Vamos aos principais destaques e o porque de eles serem destaque do tipo engana trouxa:

Descontos no preço dos ingressos para integrantes do Sócio Torcedor

Pra mim pareceu que esse beneficio foi um remendo colocado de ultima hora, quando viram um principio de critica na sexta feira. Foram lá e colocaram uma linha falando que vai ser concedido desconto no valor do ingresso na medida do possível e isso vai ser estudado jogo a jogo. Mas quando escuta-se logo depois que o objetivo do programa é ajudar o clube é difícil de imaginar que eles vão trocar um receita por outra.

Ainda sobre os descontos, vieram algumas informações desencontradas, mostrando que a hipótese de ter sido uma coisa de ultima hora pra "tapar buraco" é bem plausível.

Segundo informações de quem acompanhava a apresentação ao vivo, BAP falou especificadamente sobre a cumulatividade desse desconto do programa com quaisquer outros descontos e promoções, porém na pagina do Programa está escrito que só é cumulativo com descontos cedidos em Lei, o que por exemplo excluiria a promoção de meia entrada para cartões Itaú. Só os estudantes se beneficiariam da meia entrada.

Falando sobre a cumulatividade | clique para ampliar

Informação do inicio da venda de ingressos

Acho que vender areia para quem está no deserto é menos cara de pau do que vender como beneficio (ao custo de $200) ser informado do inicio da venda de ingressos. O site do OFICIAL do clube, o GloboEsporte.com e o (excelente) blog Fim de Jogo já fazem isso com muita competência e ainda por cima de graça.

Preferência na compra de ingressos

Os associados terão na ordem do valor dos planos, dos mais caros até o plano mais barato, preferência na compra de ingressos.

Parece um bom beneficio, mas eu me peguei pensando, quando foi a ultima vez que o Flamengo lotou um estádio no Rio de Janeiro para que essa "vantagem" faça realmente alguma diferença. Admito que não fui pesquisar mas tenho quase certeza que a pelo menos três anos isso não aconteceu. Acredito que mandando jogos no Engenhão, Macaé e Volta Redonda isso não vai acontecer tão cedo.

Pratica compra pela internet

Aqui temos duas coisas, primeiro mas uma picaretagem de se vender como beneficio algo que já existe para qualquer um que é a compra pela internet para assistir aos jogos e em segundo lugar algo que pode ser sim um beneficio e foi comentado lá em cima, a carteirinha do sócio torcedor será utilizado com ingresso recarregável evitando assim a necessidade de se ir ao guichê depois de comprar o ingresso pela internet o que era de veras idiota. 

OBS: Esse beneficio já estava disponível para alguns usuários do banco e do cartão certo com o informa o Twitter do clube abaixo.

Comprar com Visa é muito melhor | clique para ampliar

Chamando o torcedor de idiota

Como tenho certeza que já deixei transparecer mais acima, em diversos momentos a diretoria parece insinuar que o torcedor flamenguista é um idiota que cai em qualquer conto do vigário, vendendo coisas que já existem, de graça e para todo mundo, como beneficio na compra de um suposto plano de sócio torcedor.

O supra sumo da coisa foi quando o grande gênio do marketing, BAP, resolveu nos agraciar dos céus com a sua explicação de porque nem o plano mais caro, de incríveis $200, ofereceria ingressos, nem que fosse para o setor mais barato.

Segundo ele, seria inviável em termos de logística, afinal os estádios não teriam capacidade para 40 milhões de torcedores caso todos os rubro negros se associassem ao programa e quisessem ver um jogo. Eu acho que nunca na minha vida eu vi ou dei uma desculpa tão esfarrapada, nem quando ao ser pego dormindo no trabalho e eu disse que estava meditando pensando nos problemas da empresa.

Só pra ficar na falacia principal do argumento e os 40 milhões de brasileiros fossem associados do plano mais caro pagando ao clube incríveis $200 reais por mês e gerando uma receita de, wait for it, R$ 8 BILHÕES/mês, o clube só precisaria instituir algo que para alguns pode soar revolucionário, mas outras já ate viram essa técnica sendo usada, é chamada de FILA!

A fila tem diversos beneficios, funciona assim: quem chega primeiro, leva até que determinado item ou prazo se acabem. 

Eventos de pequena expressão como Copa das Confederações da Fifa e o Rock in Rio já testaram com sucesso essa técnica aqui no brasil, eu inclusive comprei ingresso para os eventos.

Pra evitar por exemplo que torcedores peguem ingressos e não aproveitem, pode se instituir o método de punição pra quem perder o jogo, fica sem o ingresso no próximo que tentar comprar.

Só pra ficar numa ideia rápida, e olha que trabalho com contabilidade e não com marketing, logística ou coisa que o valha.

Uma outra visão sobre o programa

Acho que deu pra perceber que eu fiquei bem puto com o que foi apresentado né? Mas depois, pensando melhor, consegui enxergar alguns motivos para as coisas serem do jeito que foram. Veja bem, ainda acho que eles me chamaram de idiota vendendo gato por lebre, mas acho que consegui entender porque fizeram um Sócio Torcedor tão merda num primeiro momento.

O clube precisa de dinheiro, urgente, e isso é um fato. O brasileiro por sua vez é um conhecido gastador e que gosta de exibir seus gastos para os outros. Somando 1+1 temos uma forma rápida de o clube gerar receitas de curto prazo quase com custo zero, porque como já vimos acima o clube não vai oferecer praticamente NADA que já não ofereça. Até os descontos, o clube já faz descontos para vários jogos normalmente.

E é isso que acho que eles tentaram criar, um programa de doações, que se aproveitaria da rede de descontos criada pela Ambev e que geraria mídia mais positiva do que simplesmente pedir para os torcedores darem dinheiro pro clube.

Além do que, é preciso sempre ter em mente que um sócio torcedor de verdade é um programa complexo, que envolve um série de empresas de apoio na execução, em muitas coisas envolve o orçamento do clube e até mesmo mudança estatutária. Coisas que levam tempo.

Só espero que com o fluxo de caixa já equacionado e tempo necessário para desenvolver algo sério o programa possa ser incrementado, fidelizando e até premiando os abnegados que entrarem nesse primeiro momento e que tenham mantido sua fidelidade (aka pagamento em dia) e ai sim, ser digno da grandeza histórica do Flamengo.





Posted in , | Leave a comment

140Cervejas #1 - La Trappe (Quadrupel)


Adoro cerveja, e a algum tempo tenho entrado numa onda de provar e colecionar cervejas diferentes, então resolvi ir dando o veredicto se Aprovo, ou Não Aprovo cada uma delas aqui no blog. Sempre com um comentario em 140 caracteres e pra ficar bonito resolvi que vou fazer isso 140 vezes e dai sai o nome de 140Cervejas. 

Comecemos com a cerveja que tomei essa semana, La Trappe.


Cerveja com um sabor marcante, que faz "efeito" rápido. Pode substituir o vinho naquela noite mais fresca, a rolha é um charme a mais. - APROVO

Posted in , | Leave a comment

FACIL - Resolvendo o problema do Crack no mundo.


Que o crack é hoje um dos maiores problemas de segurança / saúde publica do Brasil acho que não existem duvidas. Todos tem suas teorias, sendo a mais comum dizer que "é um problema complexo e não vai ser resolvido de uma hora pra outra" enquanto faz uma cara blasé com aquela mãozinha no queixo "de quem tem conteúdo".

O governo de São Paulo (e o Rio) parou um pouco de teorizar e partiu pra uma "pseudo" internação compulsória que na pratica é muito mais branda do que sugere o nome e os teóricos da conspiração de plantão. Se ela vai funcionar ou não só o tempo dirá, mas eu particularmente aposto que o efeito vai beirar o irrisório.

Eu, do alto da minha bondade, resolvi compartilhar minha solução para o problema e tornar assim a vida de governantes e legisladores muito simples. Uma solução que pode facilmente ser aceita por todas as correntes ideológicas de plantão porque ela pega todas as criticas que todos os programas recebem e usa isso em prol da resolução do problema do crack no Brasil. Portanto governantes, copiem sem medo, só coloquem um link pro original.

O segredo para se criar uma estrategia de sucesso, como a minha claramente é, reside em dividir o grande problema em problemas menores e mais facilmente "contornáveis". Vejamos:

Qual o grande problema a ser solucionado em relação ao crack? A tomada de áreas da cidade por pessoas sem controle dos seus atos, o risco de assaltos, e crimes piores que essas pessoas representam para outrem e para si.

O problema é a guerra de ideologias.

Quando pensou-se na internação compulsória a histeria foi grande, de um lado a turma que dizia que os viciados moradores de rua tinham direito a serem viciados moradores de rua; do outro a turma que dizia que os cidadãos não-viciados e pagantes de impostos tinham direito de ir e vir sem serem molestados pelos viciados. E o que complica tudo é que de certa maneira os dois grupos tinham razão. Obviamente, a solução não é um deles vencer a batalha e sim unir os dois raciocínios.

Peguemos como exemplo a cidade do Rio de Janeiro, milhares de consumidores de crack a beira da mítica Av. Brasil, correm por entre os carros causando riscos a famílias inteiras que trafegam em seus veículos, assaltam pessoas e se matam consumindo uma das piores drogas já criadas pelo homem.

Com já vimos, e foi defendido pela turma da "esquerda", eles tem direito a viverem nessas condições, e, como foi defendido pela turma de "direita", os outros tem direito de não ser molestado por gente nessa situação. Como resolver esse embate?Fácil, criaremos a Fazenda dos Amigos dos Cracudos Independentes e Livres - FACIL.

Peguemos uma área distante nos arredores das grandes cidades, constrói-se um restaurante popular gratuito, uma enfermaria gratuita e um dormitório gratuito. Ao lado, como um anexo, constrói-se centro de recuperação de viciados. A entrada da FACIL deve ser livre a qualquer cidadão, braco ou negro; rico ou pobre; adulto ou criança; homem ou mulher; beija rapazes ou beija menias, todos podem ter acesso desde que seja de livre e espontânea vontade.

Dentro das unidades da FACIL devem ser servidas seis refeições diarias planejadas por nutricionistas concursadas dando assim oportunidade de boa alimentação a todos, bem como de emprego para as nutricionistas agregando assim mais classes a luta.

Com isso, libera-se a população não-viciada do convívio com os meliantes usuários ao mesmo tempo em que se preserva a dignidade e a liberdade dos apreciadores do crack.

A rede FACIL deve ser alvo de intensa propaganda, todas usando como tema a farta distribuição gratuita de pedras de crack da melhor qualidade. Por mais sequelado que um cracudo esteja ele não teria como recusar essa oportunidade.

Cumpriu-se a primeira etapa, limpamos a cidade dos cracudos sem ferir suas liberdades individuais.

Vamos agora para segunda etapa, recuperando o cidadão.

A entrada nas unidades FACIL deve ser livre, como explicado acima, mas a saída deve ser controlada. Um CLI (Cracudo Livre e Independente) ao dar entrada na FACIL assina, de livre e espontânea vontade, um termo dizendo que aceita que sua saída só sera autorizada apos cumprir três meses de desintoxicação na clinica de recuperação anexa a unidade FACIL.

Paralelo ao tratamento cria-se um programa de apoio familiar ao CLIENTE (Cracudo Livre e Independente Em Nível de Tratamento Especial) ajudando a re-inserção deles na sociedade.

Podemos produzir uma saída bônus para o usuário que realmente não se vicia, criando uma sala de saída rápida  Nela o usuário fica por 24 horas tendo a sua disposição uma enorme quantidade de crack, se ele passar as 24 horas sem tocar no crack é uma prova de que ele tem controle sobre o uso e pode ser liberado sem a passagem pela unidade de recuperação.

Vejam que é uma estrategia simples, que atenderia aos principais pontos tanto de "esquerdista" quanto de "direitistas", lutaria pela dignidade humana dos moradores de rua e/ou usuários de crack e pelos transeuntes normais que só querem ir trabalhar.

Claro que isso é apenas um rascunho geral da estrategia, mas acredito que ela é melhor que 90%, pra não dizer 101%, do que temos visto os governos fazerem.

Posted in | Leave a comment

Casa-Trabalho-Casa: Quando mais é mais mesmo.


Todo mundo acha ótimo e maravilhoso quando digo que moro a 13 minutos de caminhada do meu trabalho e a 4 quando pego ônibus (sempre com lugares disponíveis e sem cheiro de CC) e eu é obvio, aproveito pra tirar uma onda e falar que é bom pra caralho mesmo.

Hoje vou revelar uma verdade pra vocês, é uma merda morar tão perto do trabalho.

Antes, morava no mesmo lugar que atualmente (Sta. Rosa - Niterói) e trabalhava no centro do Rio de Janeiro. O translado incluía um ônibus, uma barca e uma caminhada de 5 a 10 minutos dependendo dos sinais e do calor. Tempo total de viagem, uma hora e trinta minutos em um dia bom 2 horas em um dia ruim.

Você agora pode estar me olhando espantado pensando, como diabos esse retardado pode dizer que preferia andar isso tudo ao invés de levar apenas 10 minutos pra chegar no trabalho e eu, obviamente, vou explicar.

Lembram-se daquele velho ditado que diz que cada escolha é uma renuncia, pois bem, ele se aplica aqui como uma luva. 

A maior parte do trajeto Niterói - Rio eu estava confortavelmente sentado, hora no ônibus, hora na barca, e lendo um livro, as vezes enquanto esperava na fila da barca e a leitura estava boa eu não precisava interrompe-la. 

Lia em média, 3 livros POR MÊS só no translado casa-trabalho-casa. Seriados não se acumulavam na pasta Movies do meu Mac porque eu assistia na barca entre um livro e outro.

Era um ótimo tempo pra pensar na vida, pra relaxar e etc.

Ninguém vende essa utilidade do translado casa-trabalho, não era cansativo, era relaxante.

As vezes, quando saia puto do trabalho, chegava em casa relaxado e pronto pra próxima. Toda minha raiva era descontada em partidas de Modern Combat no iPhone enquanto estava na barca.

Deve fazer quase um ano que não completo a leitura de um livro. Em casa existem sempre coisas de mais a serem feita:, atenção para a esposa, trabalho extra, louça pra lavar, idas ao mercado.

Já o translado para o trabalho era simples, um livro na mochila e era essa a diversão do dia e era sempre recompensador. A maior parte da viagem era sem internet 3G então não tinha Facebook, nem Twitter brigando pela atenção.

Claro que quando vejo pessoas suadas reclamando do transito no Facebook / Instragram Twitter Orkut eu dou um sorriso é comento com meu melhor sotaque canastrão: "Eu também peguei transito, demorei quase 10 minutos pra chegar no trabalho", mas no fundo eu fico é morrendo de inveja.

Posted in | Leave a comment
DMR Corp. Tecnologia do Blogger.

Search

Swedish Greys - a WordPress theme from Nordic Themepark. Converted by LiteThemes.com.